Festa da Misericórdia

ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!!! Caros irmãos, nesse domingo, a Igreja celebra a festa da misericórdia.

MISERICÓRDIA!

Uma palavra como outras tantas que foram banalizadas, perdendo seu sentido profundo, sendo distorcida em seu significado.

Quando ouvimos dizer que Deus é misericordioso perdemos a noção de que ação é essa, pois um susto pode-se expressar: "MISERICÓRDIA!".

Então, o que significa misericórdia?

Papa Francisco vai nos dizer que no livro do Êxodo, o Senhor se apresenta como "Deus misericordioso". Com esse nome, Ele nos revela seu rosto e seu coração, rico em clemência e lealdade. Ele tem compaixão, está sempre disposto a acolher, a compreender, e a perdoar, como o Pai com seu Filho pródigo.

Nos tempos atuais, tempo em que o homem se distancia cada vez mais de Deus, fica difícil de compreender que Deus misericordioso é esse. Tantas coisas ruins acontecendo e onde encontro a misericórdia de Deus?

Um ato de misericórdia foi a Encarnação do Verbo, "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. [O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade." João 1, 1-14

Um Deus que se encarna por amor, para ensinar ao homem um Caminho novo a ser seguido. Um Caminho que nos leva, dia-após-dia, a entregarmos nossas dores, angústias, males da alma, pecados, dando um sentido novo a nossas vidas. Um Caminho que vai nos fazer entender que é um encontro de duas pessoas, onde eu posso me aproximar confiantemente e entregar minhas misérias a esse Deus, amoroso e misericordioso, que transformará cada ato arrependido em graça. (Hebreus 4,14-16).

Poderíamos ficar presos à condição de pecadores, mas por misericórdia, Jesus se entrega em uma cruz, sendo obediente até a morte, por amor a mim e a você. Ele se entrega como Cordeiro Pascal, puro, sem mancha, sem falta alguma; mas toma sobre si todas as nossas iniquidades, transgressões, feridas, para que Nele fossemos livres de todas as opressões que pesava sobre todos nós.

Ato de misericórdia maior não há!

Um Deus, sendo homem, que passou por provações, dores, chagado já não havia mais aparência humana, se fez um com cada um de nós, menos no pecado; Ele se fez pecado para nos conceder a salvação.

Um Deus que continua amando, esperando cada um dos seus, para que se arrependam e se aproxime do trono da graça. Ele não desiste, está sempre de braços abertos a nos acolher, a fazer festa, a nos dar vestimenta nova, sandálias aos pés e um anel no dedo, para nos recordar que sua Aliança é para sempre, que eterna é a sua misericórdia.

A festa da misericórdia para mim, sempre foi um dia de muita alegria; pois somente um Deus, misericordioso permite que um pecador possa se reconciliar e voltar para os braços amorosos do Pai.

Quantos anos passados sem ouvir e ver o Nosso Senhor e Deus!

Quando sua luz forte e transformadora perscruta todo nosso ser, dando nos consciência de que somos filhos muito amados e queridos, somente podemos trazer em nossos corações GRATIDÃO.

Fazer memória dos anos que passamos afastados, poder fazer experiência com seu amor misericordioso; encontrá-lo todos os dias na Palavra e na Eucaristia é poder dizer com a alma em festa: "Obrigada Senhor!!"

O que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que Ele fez em meu favor? (Salmo 115).

Eterna é a sua misericórdia!!

Cláudia Maria Paiva Rodrigues Monteiro - Consagrada e missionária