Feliz Dia dos Pais!

09/08/2020

Como São José nos ensina a ser PAI!

José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo (Mt 1, 20).

Aqui no Brasil o dia dos pais é comemorado no 2º domingo do mês de Agosto, no entanto em diversos países o dia dos pais é comemorado em 19 de março, dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo e exemplo e imitação maior do que é ser um Pai.

Independente do nosso Estado de Vida, é importante conhecermos São José e procurar viver como ele viveu. A fonte pura desse conhecimento é a Sagrada Escritura, Tradição e Magistério da Igreja.

Nas Sagradas Escritura, São José é mostrado como um homem justo, obediente e temente a Deus, que deixou que os Sonhos de Deus habitassem os seus sonhos, que colocou a vontade de Deus acima das suas vontades, que diante das ameaças a vida do seu Filho adotivo Jesus, largou tudo e fugiu para o Egito, aguardando com paciência a voz dos Anjos para voltar para a sua terra.

Nos Evangelhos temos poucas passagens citando São José, mas são suficientes para podermos conhece-lo e procurar viver como ele viveu.

O seu silêncio nos ensina a nos calar para podermos ouvir a voz de Deus. Um homem de fé que acreditou nos desígnios de Deus mesmo revelada em simples sonhos, aquele que recebeu Maria mesmo desafiando as leis da sua época.

José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo (Mt 1, 20).

Essa passagem sintetiza São José no acolhimento a Maria e a Jesus e a todos que os buscam, vivendo de uma maneira simples e devotando sua vida aos cuidados de Jesus e Maria, sendo um pai presente, piedoso e influente.

Imitar São José para nós consagrados da Eis o Cordeiro de Deus não é simplesmente uma devoção, pois é algo muito mais profundo, que forma a nossa própria identidade que nos aproxima de Maria, com o mais profundo amor que um homem pode dar a sua família.

Nosso Santo de imitação, nosso primeiro baluarte, aquele em que pôr primeiro ecoou o Sim de Maria, concretizando a obra salvadora de Deus nas nossas vidas. Imitarmos São José em nossas atitudes como pais. Ser presença, ser modelo de homem que acolhe, respeita, ama e acima de tudo o doar-se em cada necessidade. Desprender de si para dar o melhor e o necessário aos filhos.

Nesse dia comemorativo, que nós, por dádiva de Deus somos pais, possamos cuidar e educar nossa família como São José fez. Que nós como filhos, independente de nossos pais serem vivos ou não, possamos agradece-los por podermos estar aqui e que peçamos a poderosíssima intercessão de São José para que os nossos relacionamentos, em diversos casos, sejam restaurados.

Que São José interceda por nossas famílias, para que nossos relacionamentos sejam restaurados, que nos ensine como Pai e como filhos a amar como ele amou, cuidar com ele cuidou, viver com ele viveu.

São José, intercedei por nós!

Por José Roberto Saraiva - Missionário Eis o Cordeiro de Deus